BR
|
é uma bibliotéca para tradução de formatos de dados geográficos distribuída pela Open Source Geospatial Foundation sob a licença X/MIT estilo Open Source. As aplicações que à utilizam acessam todos os formats supportados pela biblioteca através de um único modelo de dados abstrato. A bilioteca GDAL também conta com uma variadade de programas utilitários de linha de comando para a tradução de formatos bem como uma série de outras funções. A página novidades descreve o lançamento em Maio de 2017 da release 2.2.0 da biblioteca GDAL/OGR.
Tradicionalmente a bilioteca GDAL referia-se a dados Raster enquanto que OGR referia-se a dados Vetorias (Simple Features). Mas a partir da verção 2.0 as duas partes estão mais integradas. Voce ainda pode se referir a documentação da GDAL 1.X se necessário.
Página Principal: http://www.gdal.org
Download: ftp at remotesensing.org, http at download.osgeo.org
FOSS4G 2017 É a principal conferência anual de software geoespacial livre e de código aberto. Ele incluirá apresentações relacionadas ao GDAL/OGR, e alguns dos membros da comunidade de desenvolvimento da GDAL/OGR estarão participando. É o evento para aqueles interessados em GDAL/OGR, outras tecnologias geoespaciais FOSS e da comunidade em torno deles. A conferência será realizada em Boston, EUA, de 14 a 18 de agosto de 2017.. |
A lista gdal-announce é uma lista de pequeno volume de mensagens usada somente para anunciar lançamento de versões e desenvolvimentos significativos.
A lista gdal-dev@lists.maptools.org pode ser usada para a discussão sobre o desenvolvimento e uso da GDAL e tecnologias relaciadas. A inscrição e o acesso aos arquivo da lista podem ser feitos nesta página. Os arquivos da lista também estão disponíveis (somente para leitura) através do news://news.gmane.org/gmane.comp.gis.gdal.devel ou na página http://news.gmane.org/gmane.comp.gis.gdal.devel.
Usuários e desenvolvedores da GDAL/OGR podem constantemente ser achados no canal IRC #gdal do irc.freenode.net.
Bugs em GDAL podem ser reportados e também listados através do software Trac.
Lista de linguagens de programção supportadas por GDAL: GDAL wiki.