A Calculadora de amortização de empréstimos é usada para calcular juros compostos. Oferece uma maneira de inserir quatro dos cinco parâmetros do cálculo de um juro composto, calculando depois o último.
A calculadora é dividida em dois painéis. O esquerdo tem cinco campos com um botão Calcular e um botão . O botão é usado para seleccionar o número a calcular. O botão é usado para limpar o montante no campo.
Períodos de pagamento: este campo é usado para seleccionar o número de pagamentos que quer usar neste cálculo.
Taxa de juro: este campo é usado para a percentagem da taxa de juro.
Valor actual: este campo contém habitualmente o montante do empréstimo. É o montante base para o qual quer compor juros.
Pagamento periódico: este campo contém o montante que é pago no período seleccionado (i.e. mensal, semanal, etc). Se for para pagamento de um empréstimo, deve ser um número negativo.
Valor futuro: este campo contém o valor final dos períodos acima. Se está a pagar completamente um empréstimo, deve ser 0.
O painel direito contém botões para seleccionar o tipo de pagamentos e que composição é usada para os cálculos do painel esquerdo.
Discreto.
permite escolher o intervalo usado se seleccionarpermite seleccionar o intervalo usado para o campo Períodos de pagamento.
use se o pagamento é feito no final do período.
use se o pagamento é feito no início do período.
este botão é usado quando o juro é cobrado num intervalo discreto definido pelo botão acima.
este botão é usado quando o juro é cobrado continuamente.
este campo mostra o total de pagamentos feito.
Há exemplos de utilização da Calculadora de amortização de empréstimos no
Tutorial e guia de conceitos. Veja o
Tutorial e guia de conceitos do GnuCash
, Capítulo sobre empréstimos