Os relatórios do GnuCash
têm muitas opções de personalização. Primeiro, execute o relatório. De
seguida, aceda às opções do relatório com o botão na
barra de ferramentas.
Muitos relatórios partilham várias opções semelhantes. Algumas comuns incluem:
Nome do relatório: define o título do relatório. Também usado para imprimir o relatório para ver mais tarde.
Opções de data: tipicamente, os relatórios especificam ou uma única data, ou um intervalo de datas. As datas podem ser especificadas de duas maneiras, directamente (com o selector de datas) ou seleccionando uma data relativa no menu. Datas relativas permitem especificar coisas como Princípio deste ano ou Hoje.
Tamanho do passo: esta opção é usada em gráficos de barras para determinar o intervalo que cada barra representa. Valores típicos são Dia, Semana, Mês, Ano, etc..
Contas: selecção das contas apropriadas para o relatório. Note que em alguns relatórios só pode seleccionar certo tipo de contas. Por exemplo, um gráfico circular de despesa só permite a selecção de contas de despesa.
Mostrar nomes completos de conta: esta opção permite mostrar nomes curtos (por exemplo, Electricidade), ou nomes longos (por exemplo, Serviços:Electricidade).
Incluir sub-contas?: relatórios sumário têm esta opção, que, se marcada, garante que todas as sub-contas são incluídas se a conta-mãe o estiver.
Profundidade: esta opção permite a selecção de níveis de sub-contas a mostrar no relatório. Se as sub-contas forem mais profundas, é calculado um valor global para todas as sub-contas e incluído num total. Para garantir que cada conta seleccionada é mostrada individualmente, seleccione
.Folha de estilo: selecção de uma folha de estilo. As folhas de estilo controlam a forma como os relatórios são mostrados. De momento, há quatro folhas de estilo: Predefinição, Simples, Rodapé e Technicolor. Pode personalizar cada uma delas indo a → . Isto é descrito na secção Secção 10.4, “Alterar folhas de estilo”.
Dimensões do gráfico: há opções na maioria dos gráficos para definir a largura e a altura, em pixels.
Moeda do relatório: selecção da moeda do relatório. Geralmente, os valores a mostrar serão convertidos para esta moeda.
Origem da cotação: selecção de como são calculadas as cotações de moedas e acções neste relatório. Escolha entre uma média ponderada de cotações entre todas as transacções, cotações ao valor actual ou cotações à data do relatório.
Totais: os gráficos mostram totais na legenda, se esta opção estiver marcada.
Fatias máximas: controla o número máximo de fatias a mostrar num gráfico circular - as excedentes são agrupadas numa fatia chamada Outro.
Barras máximas: controla o número máximo de barras a mostrar num gráfico de barras.
Mostrar colunas: permite escolher colunas do diário a mostrar.