Os relatórios de Activo & Passivo incluem a Folha de saldo, relatórios de Investimento e o relatório de Valor Líquido.
Portefólio avançado:
Colunas
Conta — conta de acções
Símbolo — símbolo/abreviatura como definido no Editor de garantias. Há uma opção do relatório para suprimir esta coluna.
Listagem — tipo como definido no Editor de garantias. Há uma opção do relatório para suprimir esta coluna.
Acções — número de acções (quantidade). Tem a opção de definir quantas casas decimais vê. Há uma opção do relatório para suprimir esta coluna.
Cotação — cotação unitária de mercado à data do relatório. Há uma opção do relatório para suprimir esta coluna.
Base — custo de todas as acções adquiridas por quaisquer meios, incluindo taxas de correctagem se esta opção estiver marcada. A opção do relatório, Método de cálculo base, pode ser definida para Médio, LIFO ou FIFO.
Valor — número de acções * cotação unitária de mercado à data do relatório
Dinheiro entrado — soma do custo de acções compradas, excluindo acções adquiridas como parte de um plano de reinvestimento de dividendos. Isto é, dinheiro externo usado para comprar acções.
Dinheiro saído — dinheiro da venda de acções.
Ganho realizado — dinheiro recebido da venda de acções menos a base das acções vendidas, menos taxas de correctagem da venda se a opção de as incluir na base estiver marcada.
Ganho não realizado — valor menos a base de acções não vendidas
Ganho total — ganho realizado + ganho não realizado
Taxa de ganho — ganho total / dinheiro entrado * 100 (da versão GnuCash
2.6.1 em diante)
Receita — total de todas as transacções de receita associadas com uma conta de acções.
Nota | |
---|---|
Para incluir receita de dividendos não reinvestidos (se não houver parcela na conta de acções na transacção de receita, o relatório não tem maneira de associar a receita com uma acção em particular): Garanta que há uma transacção fictícia na conta de acções com quantidade 0, cotação 1 e valor 0 na transacção de dividendos. Insira a parcela fictícia sem valores na conta de dividendos e a transacção será criada com cotação 1, mesmo que não veja a coluna Cotação nesse diário. No GnuCash 2.6.6, este relatório foi modificado para simplificar o registo de dividendos e pagamentos de juros. Com esta alteração, pode não ser necessário incluir a parcela fictícia na transacção. O relatório encontra transacções de receita (e despesa) que estejam na conta-mãe da conta de acções a ser reportada. Isto é feito procurando na conta-mãe por transacções que tenham exactamente duas parcelas (sem contar com transacções da conta de negócio) onde a outra parcela seja para uma conta de receita ou de despesa com o mesmo nome que a conta de acções. Por exemplo, dada uma estrutura como a seguinte: Activos (tipo ACTIVO) Corrector (tipo ACTIVO) Acção widget (tipo ACÇÃO) Receita (tipo RECEITA) Dividendos (tipo RECEITA) Acção widget (tipo RECEITA)
Uma transacção que debita a conta "Activos:Corrector" e credita a conta "Receita:Dividendos:Acção widget" conta como receita mesmo que não tenha uma parcela na conta "Activos:Corrector:Acção widget". Isto só funciona se a conta-mãe ("Activos:Corrector" neste caso) for uma conta Banco ou Activo e a conta de Receita/Despesa tenha o mesmo nome da conta de acções. Não conta duas vezes transacções que tenham uma parcela fictícia, dado que elas não têm exactamente duas transacções com parcelas. Não funciona se a parcela da conta de receita ou despesa for para uma sub-conta da conta com o mesmo nome que a conta de acção, i.e. "Receita:Dividendos:Acção widget:Franquiada" |
Taxas de correctagem — taxas de correctagem
Entrada total — ganho total + receita
Percentagem de entrada — Entrada total / Dinheiro entrado * 100
Opções comuns do relatório são descritas em Secção 9.5, “Personalizar relatórios e gráficos”
Opções específicas do relatório
Separador Contas
Incluir contas sem acções — desmarcada (predefinição) ou marcada.
Separador Mostrar
Mostrar símbolo de bolsa — desmarcada (predefinição) ou marcada. Se desmarcada, a coluna Símbolo será omitida.
Mostrar listagem — desmarcada (predefinição) ou marcada. Se desmarcada, a coluna Listagem (origem de cotação de acções) será omitida.
Mostrar número de acções — desmarcada (predefinição) ou marcada. Se desmarcada, a coluna Acções será omitida.
Casas decimais das acções — o número de casas decimais a mostrar no número de acções. A predefinição é 2.
Mostrar cotações — desmarcada (predefinição) ou marcada. Se desmarcada, a coluna Preço será omitida.
Separador Geral
Origem da cotação — mais próxima no tempo (predefinição) ou Mais recente.
Método de cálculo base — Médio (predefinição), FIFO ou LIFO.
Definir preferência para dados da lista de cotações — marcada (predefinição): usar dados da lista de cotações. Se não houver uma lista de cotações relevante, serão usadas as cotações de transacções e é emitido um aviso. Desmarcada: obter cotação de transacção de acções.
Como reportar taxas de correctagem — Incluir na base (predefinição), Incluir no ganho ou Ignorar.
Gráfico de barras do activo:
Este gráfico mostra barras que representam o valor de todos os activos num ficheiro do GnuCash
ao
longo do tempo. Como predefinição, o relatório mostra todas as contas em
Contas cobráveis, Activos atuais,
Activos fixos, Investimentos e Contas especiais
(se existirem), mostrando barras mensais para o período contabilístico actual. Este
relatório oferece uma visão gráfica dos activos no ficheiro ao longo do tempo.
Dica | |
---|---|
Como todos os relatórios genéricos, o utilizador pode atribuir um título e gravar o relatório com as suas opções personalizadas, para uso posterior. |
Pode optar entre barras empilhadas ou barras simples com a possibilidade de mostrar uma tabela de valores.
Este relatório calcula e mostra uma predefinição de oito barras ou até 24 valores de contas separadas de activos no final do dia, em várias datas ao longo de um período de tempo especificado. O relatório selecciona automaticamente as contas mais significativas a mostrar, com todas as outras contas somadas como Outras.
O relatório explora a estrutura da árvore de contas para permitir ao utilizador seleccionar contas de topo e sub-contas até uma profundidade escolhida por si. Subcontas seleccionadas abaixo da profundidade seleccionada são automaticamente somadas ao nível seguinte, quando também está seleccionado. O nível predefinido de sub-contas é 2, dando um sumário geral. Aumentar os sub-níveis aumenta o detalhe disponível. É possível remover a selecção de uma conta de nível mais alto e deixar as sub-contas seleccionadas para forçar mais detalhes no relatório.
Por predefinição, o relatório inclui todas as contas e sub-contas de ativos,
assim como as contas especiais Desequilíbrio e
Orfã em quaisquer moedas ou mercadorias que possam estar presentes.
A moeda base do gráfico é a moeda predefinida do ficheiro do GnuCash
, mas se o ficheiro
tiver dados em múltiplas moedas, pode ser mudado para outra moeda.
Dado que pode seleccionar individualmente cada conta, o relatório pode ser desenhado para se focar num pequeno sub-conjunto de dados, tal como activos atuais ou investimentos.
O intervalo global do gráfico é predefinido para começar no início do periodo contabilístico actual e terminar no final desse mesmo período. Estão disponíveis inúmeras outras escolhas para datas de início e fim do gráfico.
A primeira barrra mostra os valores seleccionados no final do dia da primeira data escolhida. Há várias escolhas para o tamanho do passo, desde Dia até Ano, sendo a predefinição Mês. Note que se alguma data de passo cair a 29, 30 ou 31 de um mês que não tenha tais dias, o próximo intervalo será 31 dias depois. Para esse passo, só a data escorrega até 3 dias do mês seguinte. Isto acontece em versões pelo menos até à 2.4.13. O erro 639049 está aberto no Bugzilla para modificar este comportamento.
Actualmente, não há opção para começar o relatório no último dia de qualquer período. Também não há opção para mostrar saldos iniciais ou saldo no fim do passo anterior. Isto dificulta correlacionar este gráfico para gráficos trimestrais em empresas, por exemplo.
O gráfico de linha de valor líquido, o gráfico de barras do passivo e o gráfico de barras de valor líquido, são semelhantes, excepto no tipo de gráfico e na selecção de contas predefinida.
Há outras funcionalidades configuráveis de forma similar a outros relatórios padrão.
Gráfico circular do activo:
Saldo médio:
Folha de saldo: este relatório sumariza activos, passivo e capital próprio. Nma contabilidade correcta, os activos devem igualar a soma do passivo com o capital próprio. Se não for o caso, há um qualquer desequilíbrio interno na contabilidade.
Diário geral:
Livro razão geral:
Portefólio de investimentos: este relatório sumariza o valor das acções no portfólio actual.
Gráfico de barras do passivo:
Gráfico circular do passivo:
Gráfico de barras do valor líquido: valor líquido é a diferença entre o valor dos activos e do passivo.
Gráfico de linha do valor líquido: linha do valor líquido ao longo do tempo. Valor líquido é a diferença entre o valor dos activos e do passivo.
Gráfico de dispersão de cotações: