Capítulo 5. Livro de cheques

Índice

5.1. Configurar as contas
5.2. Inserir depósitos
5.3. Inserir levantamentos
5.3.1. Levantamentos ATM/Balcão
5.4. Reconciliar as suas contas
5.5. Juntar as peças
5.5.1. Saldos iniciais
5.5.2. Adicione algumas transacções
5.5.3. Saldos iniciais
5.5.4. Gravar o ficheiro
5.5.5. Relatórios

Este capítulo dá-lhe toda a informação específica que necessita para gerir o seu livro de cheques com o GnuCash. Gerir o diário do seu livro de cheques é o primeiro passo para controlar as suas finanças e o GnuCash torna-o muito mais fácil do que fazê-lo em papel.

Para começar, tal como discutido no capítulo Capítulo 4, Transacções, a introdução de dados de transacções comuns é praticamente feita por si no GnuCash, dada a sua funcionalidade de auto-preenchimento. O GnuCash mantém um saldo corrente para cada conta e torna fácil reconciliar estas contas. E o método de dupla entrada ajuda-o a contabilizar os gastos, por requerer sempre uma conta de transferência para os levantamentos, pelo que pode sempre encontrar facilmente quanto dinheiro gasta em diferentes áreas.

Uma vez que se sinta confortável a usar o GnuCash com a sua conta à ordem e as outras contas, quererá progredir e controlar também outras contas financeiras. Os capítulos Capítulo 6, Cartões de crédito a Capítulo 9, Ganhos de capital examinam métodos para gestão de outras contas.