Mesmo antes de começar a fazer um orçamento, é importante que tenha pensado um pouco sobre a sua hierarquia de contas. Por exemplo, se quiser orçamentar um determinado montante para a sua conta de electricidade e uma certa quantia para a sua conta de água, não pode ter apenas uma conta Despesas:Serviços. As suas contas devem ser pelo menos tão específicas como o seu orçamento.
O primeiro passo na criação de um orçamento é decidir o que se pretende planear. Esta decisão afectará as contas que inclui no seu orçamento. Por exemplo, se estiver apenas interessado em acompanhar as suas despesas, pode criar um orçamento de despesas inserindo apenas montantes para contas de despesas. Por outro lado, se quiser acompanhar todo o seu fluxo de caixa, pode criar um orçamento de fluxo de caixa através da introdução de montantes para activos, passivos, receitas e despesas.
Antes de começar a criar o seu orçamento, tem de tomar duas decisões: quais as contas que quer orçamentar e para quando quer que o orçamento seja. Pode sempre mudar de ideias mais tarde, depois de ter criado um orçamento, mas tem de começar com algo.
Dica | |
---|---|
Como regra geral, se se preocupa maioritariamente com em que é que gasta o seu dinheiro, pode querer fazer um relatório de despesas. Mas, se também se preocupa em ter dinheiro suficiente nos lugares certos e na altura certa, pode querer utilizar um orçamento de fluxo de caixa. |
Antes de criar um orçamento, deve também decidir para que período de tempo pretende planear. Os períodos orçamentais mais comuns são os mensais e os anuais. Se quiser que o seu orçamento inclua alterações em padrões financeiros ao longo do tempo, deverá incluir vários períodos orçamentais no seu orçamento. Por exemplo, se quiser planear ter despesas de serviços públicos mais elevadas no Inverno do que no Verão, poderá dividir o seu orçamento anual em 4 trimestres ou mesmo 12 meses e orçamentar um valor mais elevado para os períodos de Inverno do que para os períodos de Verão.
Para criar o seu primeiro orçamento, clique em
→ → . Verá imediatamente um novo orçamento com as configurações predefinidas e sem entradas. Depois clique em . As opções mais importantes são o período do orçamento e o número de períodos. Para o período orçamental, escolha a data de início e o menor período de tempo para o qual deseja planear. Depois, para o número de períodos, escolha quantos períodos pretende planear.A página do orçamento mostra agora uma lista de contas com uma coluna para cada período orçamental. A data apresentada no título de cada coluna é o início desse período orçamental.
Agora, deve introduzir os valores no orçamento - os montantes que espera que os saldos da conta mudem durante o período orçamental. Há duas formas de introduzir valores orçamentais. A primeira forma é clicar na célula e inserir uma quantia.
Se tem transacções passadas registadas no GnuCash
a segunda forma é deixar o GnuCash
estimar o orçamento
ao analisar essas transacções. Primeiro, seleccione as contas que pretende que o GnuCash
analise. Depois clique em na barra de ferramentas. No diálogo Estimar valores do orçamento, seleccione a data em que o GnuCash
deve procurar por transacções passadas. O GnuCash
começará nessa data e procurará para a frente até à duração do seu orçamento. Por exemplo, se estiver a fazer um orçamento anual, e seleccionar 1 de Janeiro de 2005, o GnuCash
analisará todas as transacções nessa conta a partir de 1 de Janeiro de 2005 até 31 de Dezembro de 2005.