Product SiteDocumentation Site

13.3. Ambientes Gráficos

The free graphical desktop field is dominated by two large software collections: GNOME and Plasma by KDE. Both of them are very popular.
Essa diversidade está enraizada na história. Plasma (inicialmente apenas KDE, que agora é o nome da comunidade) foi o primeiro projeto de desktop gráfico, mas escolheu o kit de ferramentas gráficas Qt e essa escolha não era aceitável para um grande número de desenvolvedores. O Qt não era um software livre na época e o GNOME foi iniciado com base no kit de ferramentas GTK +. Desde então, o Qt se tornou um software livre, mas os projetos ainda evoluíram em paralelo.
As comunidades GNOME e KDE ainda trabalham juntos: sob o guarda-chuva da FreeDesktop.org, os projetos colaboraram em definir padrões para interoperabilidade entre as aplicações.
Escolher “o melhor” ambiente de trabalho gráfico é uma questão sensível, que nós preferimos apenas orientar. Nós iremos apenas descrever as muitas possibilidades e dar algumas opiniões para desencadear pensamentos. A melhor escolha irá ser a que você fizer após algumas experimentações.

13.3.1. GNOME

Debian Bullseye includes GNOME version 3.38, which can be installed by a simple apt install gnome (it can also be installed by selecting the “Debian desktop environment” task - task-desktop and task-gnome-desktop).
O GNOME é notável por seus esforços em usabilidade e acessibilidade. Profissionais de design se envolveram na escrita destes padrões e recomendações, que ajudou os desenvolvedores a criar interfaces gráficas de usuários satisfatórias. O projeto também recebe incentivo de grandes empresas de computação, como Intel, IBM, Oracle, Novell, e claro, várias distribuições Linux. Finalmente, muitas linguagens de programação podem ser usadas no desenvolvimento de aplicações com interface para o GNOME.
O ambiente GNOME

Figura 13.1. O ambiente GNOME

Para administradores, o GNOME parece ser melhor preparado para grandes implantações. A configuração da aplicação é administrada através da interface GSettings que armazena os dados no banco de dados DConf. As definições das configurações podem assim ser pesquisadas e editadas com as ferramentas de linha de comando gsettings e dconf, ou pelas interfaces gráficas de usuáriodconf-editor. O administrador pode portanto alterar as configurações de usuários com um script simples. O seguinte site web lista todas as informações de interesse de um administrador responsável por gerenciar estações de trabalho GNOME:

13.3.2. KDE e Plasma

Debian Bullseye includes version 5.20 of KDE Plasma, which can be installed with apt install kde-standard (task-kde-desktop).
O Plasma teve uma evolução rápida com base em uma abordagem muito prática. Seus autores rapidamente obtiveram resultados muito bons, o que lhes permitiu desenvolver uma grande base de usuários. Esses fatores contribuíram para a qualidade geral do projeto. O Plasma é um ambiente de área de trabalho maduro com uma ampla gama de aplicativos.
A área de trabalho Plasma

Figura 13.2. A área de trabalho Plasma

Desde o lançamento do Qt 4.0, o último problema de licença remanescente com o software KDE foi resolvido. Esta versão foi lançada sob a GPL para Linux e Windows (a versão para Windows foi lançada anteriormente sob uma licença não-livre). Os aplicativos KDE são desenvolvidos principalmente usando a linguagem C++.

13.3.3. Xfce e Outros

Xfce is a simple and lightweight graphical desktop, which is a perfect match for computers with limited resources. It can be installed with apt install xfce4 (task-xfce-desktop). Like GNOME, Xfce is based on the GTK+ toolkit, and several components are common across both desktops.
Diferentemente do GNOME e Plasma, o Xfce não almeja ser um projeto vasto. Além dos componentes básicos de uma moderna área de trabalho (gerenciador de arquivo, gerenciador de janelas, gerenciador de sessão, um painel para lançadores de aplicações e assim por diante), ele apenas provê algumas aplicações específicas: um terminal, um calendário (Orageorage), um visualizador de imagens, um gravador de CD/DVD, um reprodutor de mídia (Paroleparole), controle de volume e editor de texto (mousepad).
O ambiente Xfce

Figura 13.3. O ambiente Xfce

13.3.4. Outros ambientes de área de trabalho

LXDE and LXQt are two desktop environments focusing on the “lightweight” aspect. The former is GTK+ based while the latter is Qt based. They can be installed with the lxde (task-lxde-desktop), and lxqt (task-lxqt-desktop) metapackages.
The LXDE desktop

Figura 13.4. The LXDE desktop

The LXQT desktop

Figura 13.5. The LXQT desktop

Cinnamon and MATE both started when GNOME 3 moved away from the traditional desktop paradigm, dropping the usual panel and its menu in favor of the new search-based shell. The former reintroduced a panel by forking GNOME Shell and the latter is a continuation of GNOME 2. They can be installed with the cinnamon-desktop-environment (task-cinnamon-desktop) and mate-desktop-environment (task-mate-desktop) meta-packages
The Cinnamon desktop

Figura 13.6. The Cinnamon desktop

The MATE desktop

Figura 13.7. The MATE desktop