Product SiteDocumentation Site

1.4. Siga as notícias do Debian

Como já mencionado, o projeto Debian evolui muito distribuído, de forma muito orgânica. Como consequência, pode ser difícil às vezes para ficar em contato com o que acontece dentro do projeto sem ser sobrecarregado por uma torrente interminável de notificações.
Se você quer somente as notícias mais importantes sobre o Debian, você provavelmente deve se inscrever na lista . Esta é uma lista de muito baixo tráfego (cerca de uma dúzia de mensagens por ano), e apenas dá os anúncios mais importantes, tais como a disponibilidade de uma nova versão estável, a eleição de um novo líder do projeto, ou a conferência anual do Debian.
Mais notícias em geral (e regulares) sobre o Debian são enviadas para a lista . O tráfego nesta lista é bastante razoável também (geralmente em torno de um punhado de mensagens por mês), e inclui o semi-regular "Notícias do Projeto Debian", que é uma compilação de várias pequenas partes de informação sobre o que acontece no projeto.
Para mais informações sobre a evolução do Debian e o que está acontecendo num momento em vários times, existe também a lista . Como o próprio nome indica, os anúncios publicados lá são mais interessantes para desenvolvedores, mas também serve para que parceiros interessados mantenham um olho no que acontece em termos mais concretos do que apenas ver quando a versão estável é lançada. Enquanto a dá notícias sobre resultados visíveis para usuários, a dá notícias sobre como estes resultados foram produzidos. Uma observação, a “d-d-a” (como é às vezes chamada) é a única lista na qual desenvolvedores Debian devem estar inscritos.
O blog oficial do Debian (bits.debian.org) é também uma boa fonte de informação. Ele junta a maioria das notícias interessantes que são publicadas em várias listas de email que já falamos e outras notícias importantes dadas por membros da comunidade. Como todos os desenvolvedores Debian podem contribuir com estas notícias quando acham que tem algo relevante para tornar público, o blog do Debian dá uma visão valiosa enquanto foca no projeto como um todo.
Uma fonte de informações mais informal pode ser encontrada no Planeta Debian, que agrega artigos postados por colaboradores do Debian em seus respectivos blogs. Embora o conteúdo não trate exclusivamente do desenvolvimento do Debian, eles fornecem uma visão sobre o que está acontecendo na comunidade e o que seus membros estão fazendo.
The project is also well represented on social networks. Debian only has an official presence on Identi.ca (microblogging platform, powered by pump.io), but there are some accounts retransmitting the RSS feed from micronews.debian.org and many Debian contributors who are posting on non-official accounts.