Product SiteDocumentation Site

4. Estrutura do Livro

Este livro é feito em torno de um estudo de caso fornecendo apoio e ilustração para todos os tópicos tratados.
O Capítulo 1 se concentra em uma apresentação não-técnica do projeto Debian e descreve seus objetivos e organização. Estes aspectos são importantes porque definem um quadro geral que será completo por outros capítulos com informações mais concretas.
Os Capítulos 2 e 3 fornecem uma descrição geral do estudo de caso. Neste ponto, os leitores iniciantes podem reservar um tempo para ler o apêndice B, onde encontrarão um curso rápido de nivelamento, explicando uma série de noções básicas de computação, bem como conceitos inerentes a qualquer sistema Unix.
Para começar com o nosso assunto real, vamos naturalmente começar com o processo de instalação (capítulo 4); os capítulos 5 e 6 vão apresentar ferramentas básicas que qualquer administrador Debian vai usar, como os da família APT, que são largamente responsáveis pela excelente reputação da distribuição. Estes capítulos não estão de forma alguma reservados a profissionais, já que todo mundo é seu próprio administrador em casa.
O Capítulo 7 será um parênteses importante, ele descreve os fluxos de trabalho para uso eficiente da documentação e como atingir rapidamente uma compreensão dos problemas, a fim de resolvê-los.
Os próximos capítulos serão uma visita mais detalhada ao sistema, começando com infraestrutura básica e serviços (capítulos 8 a 10 ) e subindo progressivamente na pilha, até chegar nas aplicações de usuários no capítulo 13. O Capítulo 12 lida com assuntos mais avançados que tratam mais diretamente com preocupações dos administradores de grandes conjuntos de computadores (incluindo servidores), enquanto o capítulo 14 é uma breve introdução para a questão mais ampla de segurança de computadores e dá algumas chaves para evitar a maioria dos problemas.
O Capítulo 15 é para os administradores que querem ir além e criar seus próprios pacotes Debian. Finalmente, Capítulo 16 descreve o possível futuro do Debian.
A versão atual já é a décima do livro (contando as quatro primeiras que existiam apenas em Francês). Esta edição cobre a versão 11 do Debian, de codinome Bullseye. Entre as mudanças, o Debian agora suporta UEFI Secure Boot, fornecendo alguma segurança extra contra ataques à infraestrutura de boot, e tornando mais fácil instalar o Debian em novos computadores onde Secure Boot é normalmente habilitado por padrão. Ainda no nível da segurança, AppArmor, um sistema de controle de acesso obrigatório que regula o que várias aplicações podem fazer, é agora habilitado por padrão. Todos os pacotes incluídos foram obviamente atualizados, incluindo a área de trabalho GNOME, que agora está na sua versão 3.38.
Nós adicionamos algumas notas e observações nas barras laterais. Elas têm vários papéis: elas podem chamar a atenção para um ponto difícil, completar uma noção do estudo de caso, definir alguns termos, ou servir como lembretes. Aqui está uma lista das mais comuns destas barras laterais: