Ouvir e ler proporcionam uma visão telescópica das escrituras enquanto o estudo e a memorização proporcionam uma visão microscópica. Meditar nas escrituras reune o ouvir, o ler, o estudo e a memorização e une a palavra nas nossas mentes.
Lc 11.28 “Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.”
Ap 1.3 “Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia.. ”
1 Tm 4.13 “aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino”
At 17.11 “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. ”
2 Tm 2.15 “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
Sl 1.2-3 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. ”
Os Navegadores ilustram isso dizendo que, como o polegar pode tocar todos os dedos, podemos meditar na Palavra como fazemos qualquer um dos quatro primeiros. A meditação é uma chave para a revelação. Um novo cristão precisa ouvir e ler a Bíblia mais do que estudá-la e memorizá-la. Isso é para que eles se familiarizem com a mensagem geral da Bíblia.