O Editor de Favoritos

O Editor de Favoritos

Pamela Roberts

Tradução: José Pires
revisão Aplicações 16.12 (2016-11-04)

Em diversas aplicações (isto é Konqueror, Konsole, Konversation), a opção FavoritosEditar os Favoritos abre o Editor de Favoritos.

Em alternativa poderá invocar o editor como uma aplicação autónoma para editar os favoritos do navegador.

O editor mostra uma vista em árvore dos seus favoritos e sub-pastas de favoritos. Como é normal para as vistas em árvore no KDE, as sub-pastas aparecem com uma pequena seta > à esquerda do nome a pasta; se carregar com o botão esquerdo sobre ela, irá expandir a vista para mostrar o conteúdo dessa sub-pasta e a seta > irá mudar para um v; se carregar com o botão esquerdo sobre a seta v irá recolher a vista da sub-pasta.

Para seleccionar um item na lista você poderá carregar com o botão esquerdo nele, ou poderá percorrer a lista com as teclas de cursores Cima e Baixo para circular, ou com a tecla Direita para expandir uma subpasta e Esquerda para a fechar.

Você poderá mudar um item para um local diferente da lista usando o 'Drag and Drop' normal ou com os métodos Cortar e Colar. A ordem pela qual os itens aparecem no Editor de Favoritos é a ordem pela qual aparecem na lista de Favoritos. A opção PastaInserir um Separador pode ser usada para introduzir linhas de separação na lista sempre que o desejar.

Pode ser criada uma subpasta no ponto seleccionado da lista se usar a opção Nova Pasta... no menu Pasta ou no menu que você obtém se carregar com o botão direito num item da área principal da janela, ou ainda com a combinação de teclas Ctrl+N

Para mudar o nome de um favorito ou de uma pasta seleccione-o e carregue em F2 ou escolha o item Mudar o Nome no menu Editar ou no menu de contexto que aparece quando você carrega com o botão direito no item. De forma semelhante, poderá editar o URL se carregar em F3 ou seleccionar o item de menu Mudar a Localização.

O Editor de Favoritos permite-lhe importar os favoritos de uma gama de outros navegadores para a lista de favoritos do Konqueror, colocando-os numa nova pasta ou substituindo todos os favoritos actuais. Para o fazer, seleccione Importar do menu Ficheiro. A opção FicheiroExportar pode ser usada para exportar os favoritos do Konqueror para um navegador Mozilla.

Para seleccionar qual a subpasta de favoritos que é usada para guardar os itens da Barra de Favoritos, seleccione a subpasta e escolha Seleccionar como Pasta de Ferramentas no menu Pasta.

Se você está a arrumar os seus favoritos e se esqueceu o que é uma dada página Web, você poderá abri-la facilmente no Editor de Favoritos ao carregar com o botão direito no item e seleccionar Abrir no Konqueror no menu de contexto. Se quiser apenas confirmar se o URL é ainda válido, seleccione em alternativa o Verificar o Estado.

Nota

Todas as suas alterações são gravadas automaticamente quando fechar o Editor de Favoritos.

Tradução de José Nuno Pires

A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.

Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.